Prefeito Joselino Padilha assina contrato de concessão de abastecimento de água

 

O Prefeito Joselino Taká Padilha assinou  nesta quarta-feira (14/08/19), o Contrato de Concessão para Exploração de Serviços Públicos de Abastecimento de Águas e de Esgotamento Sanitário no Município de Rurópolis, junto a empresa concessionária  Águas de Rurópolis, formada pelas empresas: PERENGE Engenharia e PAVIENGE Engenharia Ltda. vencedoras da concorrência pública nº 001/2.019/PMR.

 A assinatura do Contrato de Concessão aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, foi acompanhada por centenas de pessoas (usuários), representantes de entidades, lideranças religiosas, vereadores e os representantes da empresa concessionária. Doutor Paulo Eduardo Raposo (diretor presidente) e Doutor Rui Cezar Silvestre Nazreth (diretor executivo). O Contrato de Concessão assinado nesta quarta-feira (14) permite a Concessionária a Exploração dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário no Município de Rurópolis, bem como sua ampliação, a operação e manutenção das unidades integrantes do atual sistema, tratamento e distribuição de água pelo prazo de 30 anos prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos em consenso entre as partes. 

O Contrato ora assinado, prevê investimentos por parte da concessionária no sistema de capitação, tratamento e distribuição, iniciando pela sede do município onde é precário a distribuição de água, hoje sem tratamento com rede de distribuição para apenas 40% das residências, tendo a prefeitura que garantir  que o restante das pessoas que recebam água através de caminhões de distribuição. Com a medida o Governo do Prefeito Taká coloca em prática mais um de seus compromissos junto à sociedade, que é; Garantir que todo cidadãos possam receber em suas casas água tratada, sem risco de contaminação e a preço acessível, com garantias contratuais e regras para que as tarifas não sejam abusivas e todos possam  pagar; Para tanto o contrato de concessão, garante a criação de um Comitê de Acompanhamento que será formado por representantes do Governo, Empresa e usuários. Atualmente a Prefeitura de Rurópolis gasta em média R$ 180 Mil Reais por mês, para garantir a distribuição de água através de um sistema arcaico criado por ocasião da fundação da cidade em 1.974, sendo completado por caminhões de porta em porta, sem  retorno para os cofres públicos, pois não cobra taxa de distribuição.

 “Teremos inicialmente a garantia de economizar oque gastamos hoje com o sistema que aí está. Esse recurso será investido em outros setores como melhorias nas estradas vicinais, ruas da cidade e vilas, iluminação pública, nas escolas do município e outras necessidades do nosso povo, hoje ás pessoas recebem uma água que não é tratada e isso acaba trazendo outros transtornos, principalmente na área da saúde”... “Foi um trabalho árduo, estamos empenhados nisso desde o inicio do nosso governo e hoje chegamos a mais essa etapa, é um momento histórico que faz parte da organização do município para um futuro melhor!”

 

Disse o Prefeito Joselino Padilha, que juntamente com vereadores da base de seu governo, visitaram a cidade de Novo Progresso no final de 2.017, para conhecer o sistema ali existente e implantar um idêntico em Rurópolis https://ruropolispara.blogspot.com/2017/11/ruropolis-camara-aprova-projeto-que.html ; Taká também agradeceu a parceria e a seriedade de Câmara de Vereadores na aprovação do Projeto de Lei que autorizou o Executivo a fazer a concessão do sistema de água de Rurópolis.  https://ruropolispara.blogspot.com/2017/11/ruropolis-camara-aprova-projeto-que.html; Bem como todos ás pessoas que acreditam no seu governo.

A empresa Água de Rurópolis, tem o compromisso de implantar um sistema moderno a partir da captação tratamento e distribuição em médio prazo e chegar em 100% das casas na cidade e nas vilas de Divinópolis, São José, Água Azul e Piçarreira: Costa ainda no Contrato de concessão, a implantação do sistema de tratamento do esgoto sanitário. O Diretor Presidente da Concessionária Água de Rurópolis Dr. Paulo Eduardo, disse que Rurópolis é a 11ª cidade que sua empresa assume em regime de concessão, que não lhes falta conhecimento, estando há 30 anos no mercado sendo uma das primeiras a fazer concessão de água no Brasil, disse também que em curto tempo sua empresa já estará operando para começar o tratamento e a distribuição de água, aumentando a qualidade e a oferta,

  “Não vamos fazer milagres, mas em pouco tempo ás pessoas já vão sentir a nossa presença. Num país onde 35 milhões de pessoas não tem água tratada e 50% da população não tem rede de esgoto, e dos 50% que tem esgoto, não tem tratamento; Rurópolis sai na frente com essa iniciativa do Prefeito que só vai trazer benefícios a todos" Concluiu Dr. Paulo. A Concessionária Água de Rurópolis está montando um escritório de atendimento na Rua 10 de maio, próximo á Praça da Bíblia.

Fonte: imagens  e texto http://ehmarinho.blogspot.com/2019/08/concessionaria-assina-contrato-de.html 

Categoria:Noticias